segunda-feira, 16 de julho de 2012

As profecias de Daniel, o juízo investigativo e o santuário Parte 2

Gostaria de iniciar a segunda parte do estudo dando um breve resumo das três fazes do julgamento divino, para então nos focarmos no objeto do nosso estudo, que é o juízo investigativo.
Antes de tudo convido você amigo leitor a abrir a sua bíblia em 1 Pedro1:12 e 4:17:

Pedro 4:17  – “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?”
   
Pedro1:12 – A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo espírito santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que os anjos anelam perscrutar.
Ao ler 1 Pedro 4:17 duas informações que me chamaram a atenção: A primeira foi o fato do juízo vindouro do qual Pedro falava começar pelos filhos de Deus. Ora, se na cruz já ocorreu o nosso julgamento final e só os ímpios deveriam passar pelo juízo como sustentam alguns cristãos, porque então o juízo começa por nós? Será que Pedro se enganou?
Outra questão me surgiu a mente: Já que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1), por quê então os justos passam por um julgamento? (esse questionamento será respondido mais a frente).
E ao ler 1 Pedro 1:12 Ficam evidente duas informações: Os anjos não são oniscientes como Deus, e há muitas informações relacionadas ao plano da nossa salvação, que eles anelam perscrutar (investigar, averiguar minuciosamente).
Muitas pessoas questionam: Se Deus é onisciente por que ele perderia seu tempo fazendo um juízo investigativo?
Um dos motivos é o fato de que os anjos não são oniscientes, e estando eles diretamente envolvidos no grande conflito entre Deus e satanás desde o inicio, nada mais justo do que terem o direito de perscrutar cada atitude, cada pensamento, cada movimento dos seres humanos através dos registros, afim de comprovarem que Deus é justo em dar a salvação a uns e o fogo destruidor a outros. Pois vale lembrar que todo esse conflito iniciou-se no céu porque Lucifer levantou controvérsias a cerca do caráter e da justiça de Deus.

1º FASE DO JUÍZO – JUÍZO  PRÉ-MILENAR (INVESTIGATIVO)

Este juízo se dará antes da volta de Jesus, pois é mais do que justo, Deus já ter decidido, com antecedência, o destino daqueles que serão salvos, e aqueles que se perderão. A palavra menciona: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apoc. 22:12.
Sendo assim, a primeira faze do juízo começa pela "casa de Deus" onde o objeto de acariação somos nós, é um minuncioso exame a fim de mostrar quem de fato é trigo e quem é joio, onde os anjos tem livre acesso aos registros.
Leia Mat. 12:36, Atos 24:25,  II Cor. 5:10, Heb. 4: 13,Ec 12:13 e 14, Salmos 87:6, Jeremias 2:22, Malaquias 3:16, Apocalipse 3:5

Se abandonarmos os pecados pelo arrependimento, eles serão apagados dos registros de Deus: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério, pela presença do Senhor.” Atos 3:19. Ver também  I João 1:9 e Hebreus 8:12. Que Deus maravilhoso o nosso! Os salvos não terão que se deparar com os seus pecados, pois eles estarão confessados e, conseqüentemente perdoados. Caso contrário, eles não seriam levados por Jesus e Seus anjos, para o céu.

A mensagem final de Deus para a humanidade reflete o juízo: “...Temei a Deus e dai-lhe glória por que vinda é a hora do Seu juízo.” Apocalipse. 14:7

2ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE CONFIRMAÇÃO.


Nesta fase, serão julgados os perdidos que estarão mortos na terra desolada. Ver Jeremias 4: 23 a 27 e Jeremias 25:33. Os não salvos, não terão mais oportunidade de salvação.

Em Apocalipse 20:13 e I Coríntios 6:3,  mostram as atividades dos salvos durante os mil anos: eles auxiliarão Deus no processo de julgamento  dos perdidos que estarão mortos e inconscientes.  Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e  a condenação. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Em Apocalipse 20:5 menciona que os ímpios receberão a recompensa depois do período dos mil anos. Eles ressuscitarão, mas será por pouco tempo. Será para verem as oportunidades desperdiçadas e reconhecerem que Deus é justo. O juízo de confirmação vai durar mil anos literais, para que tudo seja feito com calma, e nenhum item escape aos olhos de Deus, e os perdidos possam reconhecer o Seu amor.

3º FASE DO JUÍZO – JUÍZO EXECUTIVO.

Em Apocalipse 20:7 mostra que Satanás será solto da sua prisão para conduzir os ímpios ressuscitados; num ataque final contra Deus, os salvos e a cidade nova Jerusalém. A absolvição de Satanás só será possível, porque os ímpios terão ressuscitado.
  
Apocalipse 20:9 menciona que Satanás e suas hostes serão finalmente destruídos com o fogo do inferno. Este será o juízo final. Ver Apocalipse 20:7-15

É bom salientar que o inferno a arder eternamente, será eterno em seus efeitos e conseqüências. Compare as seguintes passagens: Judas verso 7 e II Pedro 2:6. Se fosse eterno, Sodoma e Gomorra, necessariamente, estariam a arder até hoje.  

A nova Jerusalém descerá para a terra, e será a capital do paraíso. Deus criará depois do milênio, novos céus e nova terra.  

Aqui será a sede do universo todo. Onde reinou o pecado será a sede da justiça e do amor.

A única maneira de evitarmos a condenação eterna é através de Jesus Cristo. Ver Romanos 8:1 e hebreus 7: 24 e 25.

Vivamos a vida com Jesus, nosso Senhor.

Autor:
Adriel Lima

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.