quinta-feira, 12 de julho de 2012

As profecias de Daniel, o juízo investigativo e o santuário Parte 1


Desde que Deus me chamou para junto dEle, tenho procurado incessantemente por respostas. Nasci em um lar cristão, mas durante toda a minha infância e adolescência nunca havia despertado o interesse em estudar as escrituras. Ia para igreja para encontrar os amigos, cria no que era ensinado apenas porque meus pais criam, e por já tê-los visto debater com pessoas de diferentes denominações por inúmeras vezes sem nunca ter perdido um debate, eu sempre depositava a minha confiança de que estava na igreja certa por confiar plenamente no conhecimento dos meus pais.
Mas os anos foram passando e gradativamente fui perdendo interesse pela igreja, até que deixei de ser cristão. Mas um belo dia Deus me chamou de volta e não pude resistir ao chamado, e desde então tenho estudado dia após dia buscando por respostas. Estudei os mais diversos assuntos e doutrinas de diferentes igrejas buscando sempre a verdade. E um dos assuntos que mais me chamou a atenção foi a relação entre o livro de Daniel, o santuário levítico e um suposto juízo investigativo alvo de muitas controvérsias.
Após um exaustivo estudo resolvi compartilhar minhas descobertas com meus amigos leitores. Espero que esse estudo possa ajudar aqueles que assim como eu estão na mesma empreitada em busca de conhecimento e crescimento espiritual.

Antes de tudo precisamos fazer algumas perguntas:

  1. O que é o juízo investigativo?
  2. Qual o seu inicio e termino?
  3. Quem participa desse juízo?
  4. O juízo ocorreu na cruz em 31d.C?

Essas são algumas das perguntas que serão respondidas ao longo desse estudo. Mas nessa primeira parte nos concentraremos apenas nas questões 1, 3 e 4.

Alguns cristãos sinceros sustentam o pensamento de que não há nenhuma necessidade de um juízo investigativo, pois o julgamento já ocorreu na cruz no ato da morte de Cristo. E muitos utilizam-se da passagem de João 12:31 para justificarem seus pontos de vista:

João 12:31 - Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

Por enquanto guardemos esse texto em nossa memória. Pois ele será explicado mais adiante. No momento iremos nos concentrar em outros textos bíblicos. Confira:

Atos 17:31 - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça julgará o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Atos 24:25 - E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.
Romanos 2:16 - No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

Romanos 14:10 - Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.

O que os textos tem em comum?


  • São todos textos do novo testamento.
  • Todos fazem referencia a um juízo.
  • Todos falam que a igreja comparece perante o juízo.
  • Todos os textos foram escritos cerca de 20 a 30 anos após a morte de Cristo.
  • Todos os textos deixam claro que o juízo ocorreria em um período futuro após terem  sido escritos.

Por que é importante compreender isso?

Porque um dos principais argumentos contra a o juízo investigativo é a afirmação de que o juízo ocorreu completamente na cruz e que todos os humanos já estão julgados, aguardando apenas a execução da sentença.

Voltemos agora a João 12:31 – “Chegou o tempo de ser julgado esse mundo”

Para compreender corretamente esse texto é necessário que façamos uma comparação com João 3:17 e João 12:47:

João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

João 12:47 - E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

Cristo não veio ao mundo no intuito de fazer o julgamento definitivo do qual Paulo fala, mas de fato ocorreu uma espécie de julgamento na cruz.
Pois Cristo não veio se não apenas para derramar o seu amor pela humanidade, e para ser rejeitado, desprezado e morto.
Ao rejeitar e matar cristo, a humanidade estava sendo avaliada perante o universo, mostrando a todos os anjos espectadores que merecíamos a morte. Foi nesse aspecto que a humanidade foi julgada na cruz.
O texto que melhor explica o que quero dizer é João 3.19:

"O julgamento é este: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque suas obras eram más."

Perante o tribunal, mas não para receber condenação...

A humanidade está condenada a morte por causa do pecado e por rejeitado a Cristo, mas os que creram e aceitaram Cristo como salvador não. Pois foram remidos por seu sangue:

Romanos 8:1  - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Os que creram, aceitaram o sacrifício de Cristo, e obedeceram aos seus mandamentos não serão condenados, embora TODOS tenhamos que comparecer perante o tribunal. (RM 14:10-12).

João 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Compareceremos diante do tribunal não para sermos julgados no sentido de receber punição, ou condenação. Mas para recebermos a confirmação da nossa salvação e a nossa recompensa.

“Isso é fazer justiça aos santos do altíssimo” – Daniel 7:25.

Tiago 2:12 – Falai de Tal maneira, de tal maneira procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

1 Pedro 1.17: “...Aquele que, sem acepção de pessoas julga cada um segundo suas obras...”

Apocalipse 22.12: E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

A bíblia mostra vários juízos

  • A terra esteve em juízo após o pecado de Adão.
  • O Dilúvio foi um juízo contra a humanidade.
  • Anualmente o povo de Israel enfrentava um juízo, conhecido como “Dia da expiação”. – Lev 23:28
  • Estaremos envolvidos em um juízo durante o milênio. Quando julgaremos os anjos – I Cor 6:3
  • Haverá o juízo executivo quando os ímpios serão jogados no lago de fogo. Apocalipse 20:15.
A que julgamento os textos abaixo se referem?

Hebreus 10:30 – “O SENHOR julgará o seu povo”
Romanos 14:10 – “Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus”
1 Pedro 4:17  – “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?”

Referem-se a...
  • Um julgamento do qual os crentes passam.
  • Julgamento que haveria de ocorrer após 31 d.C
  • Julgamento que começaria primeiro pela casa de Deus, ou seja, por nós.
  • Esse juízo pelo qual os crentes passam é chamado de juízo investigativo, ou pré-advento.
  • Ele é a primeira faze de três, do julgamento Divino.
Na segunda parte do estudo, que estarei postando amanhã abordarei as três fazes do juízo antes de adentrarmos nas evidencias proféticas e histórias das mesmas. E outras questões como: "Por que um juízo investigativo já que Deus é onisciente?", dentre outras, também serão esclarecidas nos próximos artigos sobre esse tema.

Autor:

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.