segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Paulo Aconselhou Timoteo a beber vinho alcoolico?

As palavras do apóstolo Paulo, aconselhando Timóteo a usar de um pouco de vinho é, sem dúvida, o texto áureo dos evangélicos chegados a um gole. O referido texto encontra-se em 1 Timóteo 5:23 e nos diz da seguinte forma: "Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades."
 

É interessante observar que o apóstolo Paulo traz severas exortações em várias de suas epístolas aos usuários de bebidas embriagantes. Entre os mais claros podemos destacar 1 Coríntios 5:11: "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais"; e ainda o texto de Gálatas 5:21, que diz: "Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."

Alguns interpretam as palavras de Paulo no sentido de que os cristãos não deveriam é embebedar-se, e que assim ele tolerava o uso de bebidas alcoólicas desde que fosse moderação. Essa interpretação cai em descrédito quando verificamos o contexto bíblico, até mesmo se compararmos com outros textos das cartas de Paulo. Observe: no Antigo Testamento, a abstinência total de vinho fermentado era uma regra para todos que buscavam o mais alto nível de consagração a Deus (Levítico 10:8-11; Números 6:1-5; Juízes 13:4-7; 1 Samuel 1:14,15; Jeremias 35:2-6). No Novo Testamento, todos os crentes são conclamados viver à altura do mais alto padrão de Deus (João 2:3; Efésios 5:18; 1 Tessalonicenses 5:6; Tito 2:2). Além do mais, Paulo faz questão de citar a embriaguez, como sendo uma conduta grave o suficiente para excluir a pessoa do reino dos céus (1 Coríntios 6:10). Nesta passagem, Paulo relaciona dez classes de pessoas que não herdarão o reino dos céus: devassos, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes e roubadores. O versículo em apreço não dá margens a meio termo. Seria estranho afirmar que o apóstolo em sua carta abriu mão de dar uma golada de bebida embriagante desde que fosse moderadamente, já que as conseqüências eternas no caso de se "ultrapassar um certo limite", são tão graves. Tal afirmação implicaria em dizer também que roubar moderadamente não teria problema e que o grave seria roubar excessivamente.
 
Citar conselho de Paulo a Timóteo para justificar o uso de vinho embriagante, em apoio a bebedores de vinho, é distorcer totalmente o significado do texto de 1 Timóteo 5:23. Observe primeiramente que o conselho foi dado com propósitos exclusivamente medicinais. Segundo, o uso do vinho seria apenas "um pouco". Esse "pouco" indica claramente uma dose medicinal, quando necessário. Terceiro, o texto deixa transparecer que Timóteo deveria beber essa dose mínima de vinho, ainda misturado à água ('não bebas mais água só'). Tal fato entra em conformidade com os antigos escritos gregos sobre medicina, que costumava citar o vinho não-embriagante como remédio para estômago. Estes escritos também propunham a drenagem do vinho caso este fosse fermentado. Esta drenagem se procedia através do aquecimento do vinho, que provocava a evaporação do álcool, restando somente o vinho doce.

Havia o hábito também de se usar uma pequena mistura diluída na água. Portanto, nem com camisa de força o conselho medicinal de 1 Timóteo 5:23 sugere qualquer apoio ao uso de vinho fermentado como bebida habitual ou mesmo bebida de reuniões sociais.

E pra quem acredita que todas as vezes que a palavra vinho aparece na bíblia se refere a vinho embreagante eu sugiro que leia o artigo "Jesus transformou agua em vinho alcoólico? ".Onde explico sobre a palavra [Oinos] traduzida como "vinho" para portugues e a sua aplicação tanto para Vinho embreagante e vinho não embreagante. 


               






24 Responses so far.

  1. Kerigma says:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  2. e corrigindo a tradução bíblica ninguém poe vinho na água e sim água no vinho para dilui-lo.

  3. Unknown says:

    As vezes tb me pergunto, pq Deus inspirou homens a escreverem e não inspirou os homens a traduzirem, se ele não cochila.

  4. Anônimo says:

    gente é muita falta de sabedoria dizer que não existia álcool na bebida da época de Jesus. se for assim não faz lógica falar que existe embriaguez com suco de uva porque o vinho sem álcool vira suco de uva. Noé então se embriagou com suco de uva? Davi dançou pelado e ficou alegre com suco de uva? brincadeira né

  5. Unknown says:

    Vinho sempre foi alcoolico. nunca existiu vinho que não deixasse bêbado. todas as pessoas que tomaram vinho na bíblia ficaram bêbadas. paulo não mandou misturar vinho na água. NÃO SEJA MENTIROSO.

  6. Unknown says:

    Vinho sempre foi alcoolico. nunca existiu vinho que não deixasse bêbado. todas as pessoas que tomaram vinho na bíblia ficaram bêbadas. paulo não mandou misturar vinho na água. NÃO SEJA MENTIROSO.

  7. Anônimo says:

    Não tem nada haver com vinho

  8. Unknown says:

    e a santa ceia? Jesus não deu vinho aos seus discípulos? Acho que o legalismo não leva ninguém a lugar nenhum!

  9. Unknown says:

    Bem então posso chegar a conclusão que Jesus transformou água em vinho diluído em água? Se o vinho era diluído em água porque os membros da igreja ficavam embriagados durante a celebração da ceia (corintios)?

  10. Então não podemos comer nem uvas frescas nem secas pois foi isso dito pelo Senhor Deus em relaçao aos Nazireus um povo consagrado desde o ventre Números 6:3

  11. Unknown says:

    Nunca li tanto absurdo... Os evangélicos brasileiros querem de todas as maneiras distorcer a Palavra de Deus. Esqueceu de citar outro texto de Paulo a Timoteo: "Quanto aos diáconos, da mesma forma, devem ser honrados, de uma só palavra, não dados a muito vinho, nem tampouco dominados pelo amor ao dinheiro." 1Tm 3:8... este "muito vinho" refere-se as doses pequenas ou a não embriagues? Na Italia, Espanha e Portugal, a ceia é ministrada com vinho mesmo, não este suco de uva como vocês brasileiros tentam distorcer a Biblia... lá tomar vinho é como comer... faz parte da refeição... será que todos vão pro inferno??? Só nós que "sabemos interpretar a Biblia corretamente" vamos pro céu??? Agora o absurdo é quanto esses "teólogos" dizem que Jesus transformou a água e suco de uva... é uma grande falta de conhecimento, mas principalmente, um heresia, e isto sim é pecado... E o texto de Lucas 7:33-34:
    Pois veio João Batista, que jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: 'Ele tem demônio'.
    Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: 'Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores'.
    Os de João Batista jejuavam e não bebiam vinho, mas os de Jesus comia e bebia... bebia o que? Coca-cola? Fanta??? Faça me o favor... antes de publicar um texto na internet como estudo biblico, aprenda sobre história, sobre as civilizações e não saia por aí dizendo absurdos para satisfazer seu próprio interesse...
    Pr. Miqueias
    miqueias_vieira@yahoo.com.br

  12. Unknown says:

    o engraçado é a distorçao, uma santa ceia inventada na atualidade com suco de uva onde não há real comunhao entre os membros, e onde não se faz o real sentido, sentar-se beber e comer ( ato comemorativo na época ) e convidar a Jesus para participar desse momento. aff, inventam diversas traduções da bíblia

  13. Unknown says:

    Concordo, inclusive o "bom vinho", "Kalon Oinon", kalon é a palavra traduzida como bom que no Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, ou Biblia Palavra Chave pode-se conferir que é bom no sentido moral, puro, honesto, "moralmente bom".

  14. DEUS FAZ O QUE ELE QUER , COMO QUER , NA HORA QUE QUER , DEUS E DEUS !!!!!

  15. Pura hipocrisia, pois mesmo Jesus bebia vinho. O caso é não se embreagar como em Corintiosna ceia. O caso da bebida seria mais pelo mal a saúde em excesso ou embriagues. Porém vos puritanos não bebam refrigerantes, não comam açúcar, glutem gorduras etc, pois vossos corpos são templo do Espirito Santo. Parecem farizeus coando moscas e engolindo camelos.

  16. Unknown says:

    voce mesmo comentou passagems que que se referem que nao pode se embreagar com vinho. que e diferente de nao tomar em salmos 104.15 esta escrito " Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão,
    15 E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem"

  17. Anônimo says:

    SIM, ERA VINHO ALCOÓLICO. A PORCENTAGEM ERA PEQUENA, EM TORNO DE 14% DE TEOR ALCOÓLICO, TANTO QUE AS PESSOAS FICAVAM "ALEGRINHAS". OS EVANGÉLICOS TEM A MANIA DE FICAR TAPANDO O SOL COM A PENEIRA. A VERDADE TEM QUE SER ESTUDADA E PESQUISADA NA ÍNTEGRA. E SÓ IN LOCO ( ISRAEL ) PARA CHECAR ISSO. LEMBRANDO QUE ERA VINHO DE ÓTIMA QUALIDADE. A VERDADE ACIMA DE TUDO. ABRAÇOS.

  18. Anônimo says:

    Tem que ser muito imaturo e fraco na fé para ler textos simples e claros com tanta pantomima interpretativa, apenas para demonizar o vinho fermentado. No mais, àquele que tem tanto medo do álcool e precisa se policiar de maneira tão severa, é melhor que o faça, mesmo. Ninguém vá contra sua própria consciência. Romanos 14:1-7

  19. José says:

    O afogado na água, é diferente de quem tomou um copo de água? O bêbado é diferente de quem toma uma dose de bebida? O comilão é diferente de quem come normalmente? O apostolo Paulo falou dos beberrões, comilões,Jesus transformou água em vinho, faz diferença da água para o vinho? Jesus foi acusado de beber com pecadores, será que foi suco de uva? O homem que tem três mulheres é diferente de quem tem uma? Homem que se deita com homens é diferente do que se deita com uma mulher? A embriagues espiritual é muito pior que a bebida inebriante ou igual pois as duas te leva,m para sepultura Pastor, e esta é a situação hoje dos falsos profetas que usam a bíblia para enganar a muitos como disse Jesus, e hoje é o que mais tem são adorações a Jesus como profecia dita por Jesus como sendo obra dos enganadores, mentirosos, embriagados com o vinho de babilônia a grande meretriz, que nada mais é que esta grande confusão como que bêbados espirituais usando o nome de Jesus formando esta diversidade de adorações divididas com o nome de Jesus. Bem se aplica o que disse Jesus, "Quem comigo ñ ajunta espalha" Lembra Pastor ?

  20. Unknown says:

    Boa Tarde. Nos mesmos textos em que a bíblia condena a Bebedice também condena a glutonaria. Se levarmos em conta que para chegarmos a Deus devemos nos abster de TODA bebida, também não deveriamos nos abster de TODA a comida? Pois para ficarmos mais perto de Deus Também não devemos fazer o jejum? Jesus bebia vinho e comia carne (palavras Dele) e por isso diziam "tem demônio". Jesus estava em pecado? E também longe de Deus por isso? Devemos ter domínio próprio sobre todas as coisa que fazemos, que é um fruto do Espírito e não exagerar em tudo o que fazemos.

  21. Você está equivocado irmão, primeiro Paulo diz que alguns se embriagavam na ceia do Senhor, enquanto alguns ficavam sem (ou seja, bebiam vinho), quando Paulo fala da escolha do diácono ele diz que não deve ser um homem dado a MUITO vinho. A Bíblia inclusive em Eclesiastes 10:19 que "o vinho torna a vida alegre". Os nazireus (consagrados), citados por você, tinham algumas regras específicas que não se aplicavam aos demais judeus, como não beber nenhum fruto da videira (não só o vinho), não cortar os cabelos (em sinal de desonra própria) e não chegar perto de mortos. E mais, Jesus foi chamado de beberrão pelos fariseus (injustamente), porque tomava vinho que embriagava e o vinho que ele transformou da água no casamento foi elogiado como melhor que o anterior, quando o costume era dar o melhor primeiro e quando as pessoas já estavam embriagadas dar um vinho pior.

  22. Vinicius says:

    Paulo não aconselhou a Timóteo a misturar água ao vinho, mas sim, trocar de vez em quando a água pelo vinho. Vejamos, ele disse "não bebas mais água só". Naquele tempo, as bebidas eram água e sucos fermentados, como o de uvas (vinho), portanto, caso não se quisesse tomar algo alcoólico, deveria-se beber apenas água e Paulo, por isto, indicou a Timóteo a beber não só água mas, de vez em quando, vinho.
    Sei que o responsável pelo blog discorda da afirmação de que Paulo era apenas contra a embriaguez, mas não contra o uso responsável de bebida alcoólica, mas, em momento algum (e, sinceramente, para meu crescimento, se houver, gostaria que postassem o ou os versículos que dissesse isto) há um versículo em que Paulo (ou qualquer outro) diga que não se deve ingerir, de modo algum, bebidas alcoólicas, mas sim (e alguns foram citados pelo próprio blogueiro) versículos contra o excesso da ingestão de bebidas alcoólicas, o que leva a embriaguez. E qual o motivo de se existir tantos versículos quanto a embriaguez? O senhor deu-nos o domínio próprio (aliais, faz parte do fruto do Espírito) e, em diversos versículos (são tantos que não vou enumerá-los, basta por no Google "versículos bíblicos sobre domínio próprio") e, como todos sabem, quando o vinho (ou qualquer outra bebida alcoólica) sobe a cabeça, ou seja, embriaguez, o domínio próprio, fruto do Espírito, é perdido e nossa Carne é que passa a comandar e isto é pecado.
    Quanto ao mencionado que "a abstinência total de vinho fermentado era uma regra para todos que buscavam o mais alto nível de consagração a Deus" e "todos os crentes são conclamados viver à altura do mais alto padrão de Deus", bem, no primeiro caso, o Sumo Sacerdote era o único que, apenas uma vez ao ano, podia estar dentro do Santo dos Santos, na presença íntima de Deus, e ainda assim permanecer vivo, mas, mesmo assim, podia beber vinho. As pessoas que não bebiam vinho (e aliais, nem cortavam o cabelo) eram os Nazireus, que, na maioria das vezes, por um período pré-definido, faziam um trabalho especial para Deus. Aliais, baseado nisto, se, como na segunda frase do bloguista, se devemos buscar ao mais alto padrão de Deus, ou seja, Nazireu, além de não tomarmos vinho, teríamos também de não cortarmos os cabelos. Mais um detalhe, os versículos João 2:3; Efésios 5:18; 1 Tessalonicenses 5:6; Tito 2:2, colocados como referência neotestamentária para a conclamação para a vida do mais alto padrão de Deus, na verdade falam sobre não nos embriagarmos e nunca com o não ingerirmos bebidas alcoólicas. Para terminar, deem uma olhada no versículo Tito 2:3. Neste versículo Paulo explica a Tito que ele deve ensinar às mulheres, entre outras coisas, a não serem dadas a muito vinho (Versão Almeida Revista e Atualizada e Versão Almeida Revista e Corrigida) ou seja, de novo não há uma exortação à abstenção do uso de bebida alcoólica (vinho), mas de seu uso ao exagero, o que leva à embriaguez, o real problema.

  23. Unknown says:

    A bíblia não precisa de muleta e nem ajuda de homens,logo a sã doutrina não precisa da mentira para convencer e nem manipular as pessoas,vinho é vinho e suco de uva é suco de uva,pastores mentem no altar para manipular as pessoas,o vinho que o senhor transformou era vinho e o mestre sala faz questão de mencionar que aquele vinho era ainda melhor do que o anterior,querem coibir a embreaguês acho isto um ato nobre,mas pré suposto a bíblia não precisa de muleta nem mesmo de mentiras,o que a bíblia condena é o excesso não só de vinho,mas também o excesso de comida,o excesso de fofoca,as igrejas toleram filhos que não honram os pais,maridos que não respeitam suas esposas,se alguém estiver vomitando de tanto comer ninguém fala nada,mas se vir um irmão com uma taça de vinho na mão todos apontam o dedo...

  24. Unknown says:

    Sei que não vão aprovar o comentário e esta é a prática de quem quer impor uma doutrina que não é bíblica mas humana,e o mais prático é eliminar as contestações!

Prestigie-nos com seu comentário

Obrigado por ter comentádo, jajá seu comentário será postado.

 
 

Eles Curtem o J.E.